Certificado de Covid de Cabo Verde

Nha Card

O Certificado que abre as portas para o mundo.

Teste Covid-19
Teste para a Covid-19
Vacinados Fora de Cabo Verde
Transcrição de Certificado
Vacinados fora de Cabo Verde

O que é o

Nha Card

É o certificado digital de Cabo Verde que armazena de forma segura todos os tipos de certificados de saúde. Nesta primeira fase e por causa da pandemia, estarão a ser disponibilizados os certificados de vacinação, testes e de recuperação Covid, para ajudar o país no desconfinamento e retoma da economia. Noutras fases serão disponibilizados outros certificados.
Sobre a plataforma
Baseado na plataforma Blockchain, permitirá a partilha de certificados de forma segura, garantindo a proteção de dados e transparência, tendo o utilizador o total controle das suas informações e da partilha.
Como funciona?
Se você foi vacinado, fez um teste ou teve coronavírus antes, você poderá solicitar o seu certificado usando o formulário acima. Caso possuir o Nha Card app poderá solicitar e armazenar esses certificados na própria app.
Onde o NhaCard é Aceite?
Para além de ser o certificado oficial para todo o território nacional, a partir de 14-12-2021 o certificado NhaCard também é valido em todos os paises membros da União Europeia, assim como paises que tenham aderido ao sistema de certificados digitais COVID da União Europeia.
Certificados que podem ser pedidos
  • Certificado Covid de Vacinação - comprova que o cidadão foi vacinado contra a COVID-19
  • Certificado Covid de Teste - comprova que o cidadão realizou um teste à COVID-19
  • Certificado Covid de Recuperação - comprova que o cidadão recuperou da COVID-19

Perguntas Frequentes

Certificados Digitais COVID

Não, de momento, está em curso a aplicação da dose do reforço contra a COVID-19 às pessoas com mais de 18 anos e que já receberam a segunda dose há mais de 3meses.

A dose de reforço significa que, depois de receber todas as doses do esquema inicial de vacinação com uma determinada vacina, a pessoa recebe mais uma dose 3 a 6 meses depois para reforçar a imunidade.

Enquanto que a terceira dose significa que para atingir o nível de proteção necessário, uma vacina precisa ser administrada em 3 doses iguais no esquema inicial.

A dose de reforço ainda não consta no certificado COVID de vacinação e as pessoas que tiveram a COVID-19, só poderão receber a dose de reforço, 3 meses após a infeção.

O «Certificado COVID de Cabo Verde» é um documento que contém informações de saúde do seu titular, relativamente ao estado de vacinação contra a COVID-19, o resultado de teste de despiste da infeção por SARS-CoV-2 ou a situação de recuperação da doença.

O Certificado COVID é um comprovativo do baixo risco de o seu titular ser doente COVID-19 ativo e, como tal, do baixo risco de contágio e propagação do vírus SARS-CoV-2.

A adoção do Certificado COVID eventos tem por objetivo facilitar a circulação dos cidadãos, bem assim como viabilizar a realização de e atividades no contexto da pandemia da COVID-19, num quadro reforçado de segurança sanitária do processo de retoma da vida social, da recuperação económica e dos empregos.

Serão emitidos três tipos de Certificados:

a)     de vacinação,

b)     de teste ou,

c)     de recuperação.

O Certificado COVID de Cabo Verde pode ser obtido por todos os cidadãos a quem já foi administrada pelo menos uma dose de uma vacina contra a COVID-19 em Cabo Verde.

O certificado pode ser obtido:

a)     Através do website nhacard.gov.cv;

b)     Nas Delegacias de Saúde;

c)     Nos espaços da Casa do Cidadão e no Balcão Único nas Câmaras Municipais;

No aplicativo “Nha Card”, a ser disponibilizado brevemente nas lojas Google Play e Apple Store.

O certificado de vacinação contém as seguintes informações:

a)     Dados de identificação pessoal do titular, nomeadamente o nome e apelido, data de nascimento e número do documento de identificação;

b)     Informações sobre a vacina contra a COVID-19 que foi administrada ao titular, nomeadamente o fabricante e nome comercial do medicamento, o número de doses administradas ao titular e as datas;

c)     Informações sobre o certificado, tais como a validade do documento, a entidade emitente e o identificador único do certificado.

O “Certificado COVID de Cabo Verde” é emitido em formato digital, em suporte papel, ou em ambos os formatos, cabendo ao seu titular o direito de receber o certificado no formato da sua escolha. 

As informações constantes do “Certificado COVID de Cabo Verde” são apresentadas em formato para leitura humana e são prestadas em línguas portuguesa e inglesa.  

O “Certificado COVID de Cabo Verde” é de fácil utilização e contém um identificador único e um «código QR» que permitem a verificação da sua autenticidade, validade e integridade. 

O certificado pode ser obtido:

a)     Através do website nhacard.gov.cv;

b)     Nas Delegacias de Saúde;

c)     Nos espaços da Casa do Cidadão e no Balcão Único nas Câmaras Municipais;

d)     No aplicativo “Nha Card”, a ser disponibilizado brevemente nas lojas Google Play e Apple Store.

 

Ao utilizar o website nhacard.gov.cv, o cidadão poderá efetuar o download imediato do certificado para o dispositivo que está a utilizar para o efeito, bem como poderá acionar o envio do certificado para o seu endereço eletrónico, bem como para o seu contacto telefónico (via sms).

Nos espaços de atendimento presencial, isto é, nas Delegacias de Saúde, nos espaços da Casa do Cidadão e no Balcão Único nas Câmaras Municipais, o cidadão poderá solicitar o envio do certificado para o seu endereço eletrónico ou para o seu contacto telefónico (via sms), bem como poderá solicitar a emissão do documento em suporte papel.

O Certificado COVID de Cabo Verde é emitido a título gratuito, podendo, contudo, ser cobradas taxas adequadas para a emissão de um novo certificado em caso de perda ou de pedido de emissão em suporte papel.

Quando solicitado, o titular deverá fazer a apresentação do Certificado, em formato digital ou em suporte papel.

Sim, os certificados têm validade, nos seguintes termos:

a)     Os certificados de vacinação:

                         i.         Nas situações em que o cidadão já tem o esquema vacinal completo, os certificados têm a validade de 1 ano;

 

O esquema vacinal considera-se completo, após a toma:

-   Da dose única de uma vacina contra a COVID-19 com um esquema vacinal de uma dose;

-   Da segunda dose de uma vacina contra a COVID-19 com um esquema vacinal de duas doses, ainda que tenham sido administradas doses de duas vacinas distintas; ou

-   Da primeira dose de uma vacina contra a COVID-19 por pessoas que recuperaram da doença há mais de 90 dias, se estiver indicado no certificado COVID de vacinação que o esquema de vacinação foi concluído após a administração de uma dose.

 

                       ii.         Nas situações em que o cidadão apenas recebeu uma dose da vacina, têm a validade de 2 meses, a contar da data em que a primeira dose foi administrada.

 

b)     Os certificados de teste:

                                             i.         Tratando-se de teste molecular de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR), os certificados têm validade de 72 horas, a contar da hora da realização do teste;

                                            ii.         Tratando-se de teste de antigénio, têm a validade de 48 horas, a contar da hora da realização do teste.

 

c)     Os certificados de recuperação têm a validade de 90 dias, a contar da data de realização do teste RT-PCR, com resultado positivo, que confirmou a infeção por SARS-CoV-2.


Enquanto a situação epidemiológica provocada pela COVID-19 assim o justificar.